segunda-feira, 4 de abril de 2016

A dúvida: Como endereçar meus convites?

Para a organização de uma festa, delimitar os convidados faz toda a diferença. Pois é neste momento que surgem algumas dúvidas. Como seguir as tais regrinhas e conseguir escrever tudo certinho? Ao iniciar a lista de convidados o ideal é pensar na extensão da lista. Crianças serão convidadas? Famílias inteiras serão convidadas? A primeira dica é definir se sua festa será formal ou informal. Se sua intenção é uma festa formal, o correto é sempre escrever o nome completo dos convidados. Se sua festa será informal, tudo bem escrever apenas o primeiro nome e até apelidos.
Alguns clientes questionam: - Queria escrever Sr. e Sra. Fulano de Tal porque não sei o nome do marido da minha amiga, quero escrever Maria Angélica e esposo, posso?”

Abaixo postei exemplos para visualizar os detalhes:

1)      Quero convidar uma amiga que tem uma filha, como faço?
Regina Cabral Ferraz e Manoela

2)     Quero convidar uma amiga que é viúva e tem filhos:

Para um casal separado em que os filhos morem com a mãe também vale como está escrito acima. Se você quer convidar o pai também, e ele mora em outra casa, precisa enviar outro convite só no nome dele: Sr. Fulano de Tal.
Srª Regina Cabral Ferraz e Família

3) Quero convidar duas irmãs que moram na mesma casa:
Regina e Pâmela Ferraz

4) Como convidar um casal de gays?
Se eles moram em casas diferentes, o correto é um convite individual para cada um, com o nome completo.
Adalberto Ferraz Júnior
Se eles moram juntos, pode ser feito um convite com o nome dos dois (nomes completos se o casamento for formal, apenas primeiro nome se for informal)

5) Como convidar um casal de namorados?
Para amigos jovens não é necessário o Sr. e Sra., apenas decida se será formal ou informal, de acordo com sua festa.
Para casais não casados, o nome da mulher pode vir na frente.
Priscila e Fábio
Geisa Fagundes e Rafael Amaretto

6) Não sei o nome do namorado da minha amiga ou da esposa do meu amigo:
Aqui você deve perguntar.
7) Quando a amiga é a mulher, posso colocar o nome dela na frente?
Se for um casal não casado, pode. Se for um casal casado, o correto é o nome do homem primeiro, seguindo a regrinha do Sr. e Sra. Fulano de Tal se tiverem mesmo sobrenome ou os dois nomes completos se tiverem sobrenomes diferentes.8) Como convidar um casal que será padrinho e tem filho?
Aos Padrinhos Fábio, Rita e Família
Aos Padrinhos Fábio, Rita, Rui e Fernanda

9) Como convidar os amigos do escritório?
O ideal é não expor o convite no mural, afinal não fica explícito se você está convidando ou não, e ainda corre o risco de chegar uma caravana de todo o pessoal do escritório acompanhados da família no seu casamento ou não aparecer ninguém. Também não é correto fazer um convite só para o departamento inteiro. Faça convites individuais para cada pessoa que você deseje realmente convidar (se forem casados o convite deve incluir o nome do marido ou mulher; não é obrigatório convidar os filhos se você não quiser).

DICAS QUE VALEM A PENA LEMBRAR
O segredo é revisar a lista de convidados e pesquisar antes de colocar os nomes- a grafia correta dos nomes e sobrenomes, se o casal possui o mesmo sobrenome ou não, se tem filhos ou não, se os filhos moram em casa ou não. 
1. Na hora de colocar os convites no envelope, coloque primeiro a parte de baixo do convite no envelope com a face impressa para cima, para que quando o convite seja aberto, o lado impresso seja o primeiro a ser visualizado.
2. Mande para o calígrafo 15% a mais de envelopes porque erros acontecem e se não houver envelopes para refazer algum deslize, ou um convite de ultima hora.
3. Além de subscritar os envelopes, os calígrafos podem fazer os menus das mesas, os placemants (marcadores de lugar nas mesas), o menu musical do casamento, os cardápios da recepção, criando uma festa única. No caso de casamentos até 50 convidados pode-se também escrever os convites todos à mão.
4. Hoje em dia, o uso de do tratamento Ilustríssimo e Excelentíssimo (por extenso ou abreviado), está fora de uso, exceto em casos excepcionais e quando exige o protocolo, tratamento determinados em portarias. O mesmo se passa com o tratamento muito formal com pessoas ligadas a igreja. Um bom calígrafo sabe quando e como usar. 
O convite é a apresentação inicial de seu evento e você não vai querer que a primeira impressão de sua festa seja ruim perante seus convidados. Você mesma pode elaborar esta ideia ou contratar calígrafo.Caso tenha dúvidas, pergunte ao profissional. 

Um comentário:

  1. ótima dica!
    um abraço
    e um ótimo dia.

    Marcio Hoffmann
    Arte da Tribo Produções

    ResponderExcluir