terça-feira, 2 de junho de 2015

Preciso ter daminhas e pajens?

Você tem crianças no cortejo do casamento apenas se quiser. Se eu não tiver daminhas, quem vai levar as alianças? Vários casais têm chamado para a função um membro de mais idade da família. O avô, uma tia ou uma bisa podem entrar pelo corredor principal ou ficar sentadinhos no primeiro banco. Chegando a hora da aliança, entregam aos noivos. 
Não há regra fixa de quantas daminhas e pajens os noivos podem ter. O normal são duas crianças, mas alguns casamentos usam quatro. Passar disso começa a ficar exagerado, sem contar que quanto mais criança no recinto, mais gente é preciso para cuidar e controlar os pequenos.
A dúvida também é se os noivos precisam pagar pelo traje das aias e pajens. No momento que acontece o convite, ter bom senso é importante.  Os noivos certamente conhecem bem a situação da família que estão convidando. Se acharem que o aluguel do traje pode pesar no bolso, é bacana oferecer para pagar. Se quiser algo super ultra específico (pajens de terno verde-limão com cinto roxo), que exija que os pais da criança comprem algo que ela jamais vai usar de novo, a ideia é oferecer para pagar também. Se não forem pagar, o ideal é facilitar com a família dos pajens, tirando dúvidas sobre onde locar ou comprar a roupinha e sobre o sapatinho, a gravata, o acessório do cabelo.
Quando as aias e pajens entram? Após o noivo, após os padrinhos e antes da noiva. Algumas meninas gostam de parcelar esta entrada em duas vezes. Primeiro, entram crianças fofas de mãos dadas, talvez espalhando flores pelo corredor principal. A noiva entra, o casamento segue, e só depois, na hora da aliança, entra a criança (ou as crianças) que estão com elas. Se quiser abolir a parcela um e ficar só com a dois, também é possível.
A dúvida sempre é a mesma: depois de entrar, para onde a criança vai? 
Normalmente, para junto dos pais. Se o casal for padrinho e estiver no altar, peça que outro familiar da criança (uma avó, uma tia) sente-se nos primeiros bancos e fique responsável por pegar o pequeno e cuidar dele até o fim da cerimônia.
Falando em detalhes e moda, vai a sugestão: para as meninas, está na moda o vestidinho em estilo bailarina, com várias camadas de tule na saia. O jeito mais fofo de usar é com saia mais curta, pois uma compridona deixará a aia com cara de noiva. Uma vantagem dessa roupa é que as meninas se acham com jeitinho de princesa e ficam enlouquecidas de felicidade com o modelito. Abaixo, mostro três modelinhos fofos. 
E para os meninos? O terninho vai caindo ou se modernizando. Vale apostar numa gravatinha colorida, num chapéu fofo. Importante: criança chora e faz birra quando usa roupa apertada e desconfortável. Faça provas antes e certifique-se que o pequeno adorou sua roupinha.
E para levar as alianças, muitos acessórios e criatividade estão valendo: ursos e bonecas. Ambos têm uma fitinha onde os anéis são presos, evitando que saiam voando na primeira correria da aia. Ou a tradicional almofadinha...que também fica uma graça!
Caso os noivos não adotem a ideia de pajens e daminhas no casamento, o bom e velho método de o noivo levar a caixinha no bolso do paletó e abrir quando o padre solicitar, continua sendo um charme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário