segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Falando um pouco sobre cerimonial e protocolo

É bastante importante saber diferenciar cerimonial e protocolo para gerenciar os pronunciamentos de forma simples e prestar consultoria e atendimento personalizado em roteiros específicos, de acordo com a ocasião. No caso de certas formalidades em eventos oficiais, atos solenes e festas públicas, o cerimonial exige rigorosa observância e o protocolo determina as normas de conduta nessas ocasiões oficiais ou particulares.
Oferecer um cerimonial conjugado de formalidades para atos públicos e solenes requer um segmento protocolar de regras diplomáticas e organizadas, com determinação e atitude surpreendente. A maior parte das regras e ritos tem um porquê, nada é montado aleatoriamente.

Para exemplificar um ritual executado nos cerimoniais formais como congressos, seminários,  inaugurações, etc., o hino Nacional deve ser tocado nas aberturas e encerramentos nas solenidades oficiais do Estado e no encerramento, o Hino Estadual. É muito comum em eventos utilizarmos a bandeira e o hino nacional sempre em conformidade com os artigos da Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, que aborda também sobre a apresentação dos símbolos nacionais. Vale destacar, que a bandeira nacional sempre ocupará a posição central perante as demais bandeira das unidades federativas do Brasil.
Para compreeder melhor, segue abaixo a forma correta da colocação de bandeiras:
* A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular.
* Nenhuma bandeira de outra nação poderá ser usada sem que a nacional esteja ao seu lado direito e seja de igual tamanho, salvo nas sedes das embaixadas e consulados.
* Num dispositivo de bandeiras (mastro ou adriças), as estrangeiras deverão ficar distribuídas à direita e à esquerda da nacional, em ordem alfabética.
* Tratando-se de bandeiras dos estados da união, a ordem é determinada pela constituição histórica, mas também poderão ser distribuídas em ordem alfabética.
* Num dispositivo em que, além das bandeiras dos países participem bandeiras de estados, municípios e entidades, a ordem será a seguinte: país, estado, município e entidade.

Obs.: não esquecer que direita e esquerda de um dispositivo é a direita e a esquerda de uma pessoa colocada de costas para o prédio, ou palco, onde estão as bandeiras, e de frente para rua, platéia ou público.
Todo o procedimento de um Cerimonial segue um Protocolo coerente e relativo às práticas do profissional de Relações Públicas. Transmitindo esta informação e conceito, garantimos o sucesso esperado de cada evento, contribuindo para bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário