terça-feira, 2 de agosto de 2011

Apresento uma proposta temática - Casamento Medieval

Qualquer ideia diferente para realizar uma cerimônia de casamento é bem vinda. Unir a ideia temática e concretizar este sonho em um lugar que combine com a proposta, ficaria perfeito. Utilizar a imaginação com um casamento medieval em um castelo de verdade. Vai aí a sugestão, pois este lugar existe a 70Km de Porto Alegre. Dá uma espiada no blog: http://castelokebach.blogspot.com/
Pesquisas históricas apresentam que foi durante a Idade Média que surgiram as primeiras leis do casamento. Durante a segunda metade do século XI foi decretado que nenhum pai deveria permitir que a sua filha se juntasse a um homem sem haver a bênção de um sacerdote. Neste período da Idade Média os principais personagens eram Joana d’Arc, William Tell ou Lady Godiva. Baseado em dados sobre este tema, configurar um casamento inspirado na era medieval fica muito interessante e romântico.
Ao inciar o planejamento dos preparativos, logo se pensa no número de convidados e conseqüentemente, na confecção dos convites. 
Algo bem acessível seria  obter papel que imite um pergaminho, em tons de bege ou pérola. Para ficar mais autêntico, dá para queimá-los em volta , assim produzir um ar de antiguidade. Enrole-os e depois use uma fita ou então recorra a um lacre personalizado com as iniciais dos noivos. Bem bacana, né? Em pequenos detalhes que já iniciamos a personalizar a identificação visual.


Outra dica é a música típica da hera medieval: a harpa. E para animar a festa contratar artistas com técnicas de arte circense, desde bolas e massas ao cuspir fogo, espadas de fogo, tochas, correntes e o que mais combinar com a proposta. E para tornar o ambiente ainda mais medieval procure trajes da época para todos os empregados, pois isso colocará a festa no espírito da época. Os convidados irão realmente se sentir como se tivessem voltado no tempo, ou como elenco dos filmes de Robin Hood. Além da roupa, apostar em tochas e velas que darão um clima 100% medieval.
Os vestidos medievais mostravam generosamente o colo, eram bastante acinturados e muito compridos. Na era medieval se usava flores de laranjeira. Para o buquê e decoração é uma ótima opção para configurar os detalhes e enfeites.
Na Idade Média as noivas não casavam de branco mas se quiser manter a tradição então opte por um vestido elaborado com um tecido rico como o veludo. Pode optar por um vestido azul claro, bege ou champagne, combinando-o depois com acessórios, como uma faixa larga na cintura, em cores fortes como o vermelho, a cor de vinho ou o azul.

Se quiser seguir a risca o casamento medieval, na hora de formular o cardápio do buffet, por exemplo, aposte em carnes de javali, faisão ou o peru que podem ser perfeitamente acompanhados com castanhas e arroz. A sobremesa pode ser mesmo o tradicional bolo dos noivos ou somente cupcakes que estão sendo utilizados como lembranças de casamento e muitas vezes substitui o próprio bolo. E se na hora o noivo aparecer com uma espada ao estilo cavaleiro e cortar a primeira fatia, não vai faltar mais nada para o seu casamento medieval.
Seguramente todos esses detalhes farão com que esta festa seja memorável que ficará não só na lembrança do casal, mas principalmente os convidados nunca se esquecerão de momentos tão lindos e agradáveis. Podemos compor esta estrutura e fazer tudo conforme os noivos desejam, e com a “cara” do evento temático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário