segunda-feira, 25 de abril de 2011

Gerar opinião pública em diversos segmentos


Vocês já se deram conta de que no Brasil, a valorização e o apoio à cultura são vistos como responsabilidade do Estado? Por isso que venho "martelando na mesma tecla" que a parceria entre os setores públicos e privado torna-se imprescindível.
Trata-se da responsabilidade que todos devem assumir quanto ao desenvolvimento cultural, o bem-estar social e o desenvolvimento educacional no País.
As empresas tornam-se conseqüentemente mais comprometidas com esta responsabilidade social, no sentido de investir mais na cultura.

O Estado, como grande financiador da cultura no Brasil, em sua atuação no quadro político-cultural, vem demonstrando um grau de contribuição insuficiente no cenário cultural, principalmente se comparado às grandes empresas.
Assim, as organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, não inseridas no mundo das artes, passam a se manifestar com maior competência a partir dos anos 1990, exatamente quando o governo imprime maior importância às leis de incentivo, na tentativa de fomentar o mercado cultural brasileiro.
O empresariado, então, passa a destinar maior atenção e mais investimentos, tendo em vista esta forma de exposição ante a opinião pública e diversos segmentos de públicos.
Ele percebe que o sucesso de uma empresa está condicionado, dentre outros elementos, à sua capacidade de se comunicar de forma estratégica, e, deste
modo, ser reconhecida pelo seu comprometimento nos relacionamentos com a comunidade.
Uma empresa atuante na área social e sintonizada com as demandas culturais de sua comunidade pode atingir prestígio e reconhecimento no mercado.

As leis de incentivo trouxeram para o setor privado um papel ativo na dinâmica da sociedade, a partir do momento em que o governo permitiu que as empresas utilizassem, como meio de financiamento dos projetos culturais, parte dos recursos até então canalizados em tributos e impostos para o governo.

De acordo com esta nova consciência das organizações quanto às suas participações socioculturais, o exercício de relações públicas enquadra-se como o elemento mediador para fomentar a comunicação no sentido de divulgar estas ações de responsabilidade social.
Nessa contribuição, para que as organizações norteiem sua dinâmica pela identidade social e cultural junto à comunidade, cabe a área de relações públicas pode liderar as estratégias de comunicação. Essas ações são estabelecidas em consonância com o planejamento estratégico da organização, utilizando a mídia de maneira mais eficaz para atingir o público em questão.

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