domingo, 30 de janeiro de 2011

Como trabalhar a seu favor - Marketing pessoal

As transformações dos últimos tempos não significam deixar de lado as boas maneiras e não usar uma etiqueta social. Ao contrário, elas estão em alta e cuidar da boa imagem é imprescindível para construir e cultivar o seu marketing pessoal.
Ainda é importante compor uma escala de valores dentro dos grupos e da sociedade, assim, tudo aquilo que é aceito por unanimidade fica mais fácil atuar no convívio social. Conforme acordos de convivência e formas de preservação, somos bem mais aceito na sociedade. Quando quebra uma convenção o sujeito é julgado e pode chegar a ser afastado ou ser rejeitado pelo grupo.
Conjugando uma aliança no ambiente em que convivemos, de acordo com uma visão, formamos uma imagem do mundo que nos cerca. Da mesma forma, as pessoas também constituem um conceito sobre nós. Cabe-nos transmitir uma marca, uma imagem positiva, de acordo com os nossos interesses, é claro.
Este é o grande segredo do protocolo social e um eficiente marketing pessoal.
Também existem estilos e comportamentos que são associados a imagens convencionais como usar terno e gravata que mostra status e respeito; usar um sorriso mostra simpatia e generosidade; usar joias e coisas douradas mostra luxo e vaidade; estar a ler um livro demonstra cultura; e também cores que podem dizer muito sobre você.
O resultado do que fazemos depende da maneira como nos relacionamos com os outros como nos apresentamos e como elas nos interpretam.
Os seres humanos estão sempre analisando uns aos outros, seja na aparência ou no comportamento. A expressão corporal, verbal, entonação na voz, postura, modos de sentar, de comer, de cumprimentar, tudo reflete no tipo de pessoa que você é.
O modo como cumprimentamos nossa expressão facial, modo de andar, de vestir, a apresentação, tudo integra um conjunto que vai anunciar nossos dados.
Por isso devemos cuidar para causar  boa impressão, pois pode ser uma oportunidade única.  Perder esta chance, e depois reconstruir, pode levar tempo.

Alguns detalhes merecem atenção especial:
  • Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;
  • Nas devidas exposições perante grupos e sociedade, devemos estar atentos às normas de apresentações, evitando gafes e indelicadezas;
  • Ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;
  • Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;
  • Entender e acreditar a própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;
  • Manter-se motivado;
  • Usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;
  • Seja absolutamente pontual;
  • Preocupe-se com a
     objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;
  • Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
  • Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;
  • Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;
  • Cuidado com o uso do celular;   
  • Não fale demais nem de menos.
Então fica a dica: devemos evitar modos dissimulados que podem nos atraiçoar e a nossa imagem cair no descrédito .

Nenhum comentário:

Postar um comentário