quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Você sabia que Napoleão Bonaparte degolava as garrafas de champagne com um único golpe de seu sabre?

A degola do gargalo é tradicional .. tudo começou com os soldados de Napoleão, pois usavam esta maneira de brindar depois de batalhas que tinham ganho. Assim, celebravam a vitória! E agora é muito comum em restaurantes de luxo ... Alguns clientes tem curiosidades sobre o sabrage e pesquisei um pouco da história para postar aqui no blog, lá vai:

A arma branca longa - o sabre - conquistou a Europa num tempo em que os cavaleiros ainda duelavam pela honra de sua dama. Ou pela própria. Mas, com tempo, ela sofreu diversas modificações e, hoje, só é utilizada em escala ou na esgrima moderna, que é um esporte, ou em eventos especiais, como o sabrage.
A história do sabrage remonta ao início do século XIX quando, segundo a tradição francesa e, para comemorar suas vitórias, Napoleão realizava a degola das garrafas de champagne com um único golpe de seu sabre. Nos dias atuais, para repetir a façanha que Bonaparte imortalizou, o sommelier (ou amador) não tem necessidade de se arriscar com armas brancas, porque o chamado Sabre-Para-Abrir-Champanha, disponível no mercado, não possui fio de corte e seu destino é unicamente "expulsar" a rolha e o início do gargalo de um espumante ou de um champagne. Feito artesanalmente em aço inox temperado, polido e adamascado com desenhos alusivos, o Sabre-Para-Abrir- Champanha possui a mesma qualidade das espadas das Forças Armadas e, com seu punho forte de metal polido e bronzeado, tem o poder de transformar esse ritual num espetáculo. Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário