segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A imagem institucional através do Marketing Cultural

Empresários que investem na cultura acabam se beneficiando e conquistando alguns aspectos motivadores:
  • agregar valor à marca;
  • reforço do papel social da empresa;
  • benefícios fiscais.
As atividades de marketing cultural enquadram-se perfeitamente no âmbito da comunicação institucional, da formação e da manutenção da imagem pública da organização. Este papel cabe perfeitamente nas política de relações públicas. Pois as atividades de interesse público, como projetos sociais e culturais, constituem-se em uma forma de promover a empresa com publicidades institucionais, e um excelente meio para as relações públicas contribuírem para um posicionamento estratégico.
Ampliar esse panorama de construção de uma imagem corporativa, o marketing cultural é um elemento da estratégia de comunicação da empresa, que visa à promoção, defesa, patrocínio e valorização de bens e padrões culturais, do contexto literário, científico, artístico, educacional e a vinculação desses valores. 
Com esta conduta de responsabilidade social no que tange a mostrar prioridade ao respeito pelo indivíduo para quem se estabelece ações sociais, podem-se definir importantes condições para a realização de um planejamento de ações culturais.
A relação entre empresas e sociedade via responsabilidade social e os usos da cultura criam oportunidades empresariais para a utilização do marketing como elemento indispensável a ações que visam a dar conhecimento e obter reconhecimento. A cultura oferece um vasto campo de pautas naturalmente atraentes para diversos segmentos, podendo romper resistências de públicos específicos de forma a abrir portas antes inimaginadas.
Sendo assim, o marketing cultural promove ou divulga as ações culturais através de eventos, shows, mostras, criação de produtos culturais etc, por meio de patrocínios, apoios, parcerias com ONGs, ou a criação de fundações e entidades de diversos tipos por parte da iniciativa privada.
Por este motivo que o investimento em cultura passa a ser visto como uma oportunidade para as empresas participarem deste processo de incremento e manutenção dos valores culturais da sociedade e, principalmente, como possibilidade de construir uma imagem forte e bem posicionada junto ao mercado, garantindo a curto, médio e longo prazo sua perpetuação.

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