terça-feira, 15 de março de 2011

O mercado que gera o oportunismo

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos-ABEOC, no Brasil 90% dos empreendimentos da área são de pequeno e médio porte, com profissionais que devem estar atentos às variações e exigências do mercado.
O planejamento estratégico é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das organizações, pois as estatísticas indicam que o Brasil está com uma posição de destaque mundial com relação à realização de eventos internacionais. Acontecem excelentes eventos, que pela composição, organização, execução e receptividade, exigem uma constante modernização das corporações e profissionais envolvidos. O panorama é ainda mais promissor para os próximos anos, com as Olimpíadas e a Copa do Mundo de 2014.  
Através do conhecimento profissional qualificado e da estrutura de uma empresa reconhecida, concretiza-se de fato atividades relacionada à cadeia produtiva. Não deixemos os oportunistas, forasteiros derrubarem uma imagem de todo um setor, que tem um reconhecimento, mas sim denunciar indivíduos despreparados que acabam causando danos realizando eventos de qualquer maneira sem comprometimento, lesando muitos contratantes. Esta falta de preparo ocasiona vergonha aos profissionais da área de eventos. Ao me dispor para a realização de um evento, seja na organização, realização e execução de uma cerimônia, uma feira de negócios, um congresso, o contratante me deposita toda uma confiança, todo anseio de um acontecimento que venha ser mencionado por todos que realizaram e por àqueles que se fizeram presentes. Trata-se de um momento único, inesquecível para o cliente. A ideia é realizar um momento de prestígio e muito especial. Precisamos ter muito cuidado para que nada de errado aconteça.
Como Relações Públicas, tenho que assumir a tarefa de “cuidar da imagem”, quer dizer, o meu principal papel é o de cumprir com responsabilidade, eventos e de outras ações pontuais para construir, promover, preservar o bom nome, marca, conceito da organização. E coordenar uma comemoração, um acontecimento especial desde o início, requer pesquisa, informações sobre o evento, conhecer as redes de contatos e cuidado nos detalhes que adotamos no dia-a-dia.
A minha maior preocupação é que tudo esteja o mais completo e perfeito, pois precisamos atender da melhor forma possível. Enfim, esta é a nossa incumbência, a de unir pessoas e realizar a solicitação do cliente.

Embora as projeções sejam favoráveis ao mercado de eventos, é necessário batalhar contra fraudes e denunciar mesmo.
Portanto, através da confiança e credibilidade do Conselho Regional (CONRERP 4ª Região) que tem por missão coordenar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão, busco o reconhecimento, respeito e valorização do exercício da atividade de Relações Públicas.
Este mercado não necessita e nem precisa de organizadores ou indivíduos que não passam de oportunistas e forasteiros. Um gestor de eventos profissional necessita contornar e oferecer a harmonia entre as pessoas em qualquer contexto empresarial, social, cultural ou em tantas outras instituições, não coexistindo com improvisações de última hora.
Pelos resultados positivos que venho construindo na área de eventos, afirmo que o sucesso está na diferença de oferecer a tranqüilidade para o cliente sem comprometer todo um trabalho e a imagem dos promotores.

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