quinta-feira, 3 de março de 2011

Saber identificar seu "público" de maneira estratégica


Quando se pensa em públicos, é comum associar-se as ideias de agrupamentos de pessoas, ou povo ou nação. Entretanto, públicos, sob a ótica de Relações Públicas, caracterizam-se como segmentos unidos por um interesse comum referente a uma organização.
Conceito de "Públicos" pode ser interpretado sob diferentes acepções, dependendo de cada contexto e da necessidade de se definir as inter-relações organização/públicos ou vice-versa.
Como a organização depende de diferentes públicos para a sua sobrevivência, existe uma necessidade de identificação de públicos. Esse posicionamento estratégico indica a tendência de uma orientação para a organização de como se relacionar com os próprios públicos, tornando assim, diferentes modos de percepção na sua interação.
De qualquer forma, o que se nota em nossos dias é a transformação dos determinados tipos de públicos, pois com o desenvolvimento dos meios de comunicação, as pessoas podem obter mais esclarecimentos sobre problemas controversos, tornam-se mais críticos e interessadas na obtenção de acontecimentos.
E o profissional de Relações Públicas pode ser "usado" como estratégia de relacionamentos com públicos específicos, e supõe-se que a definição dos tipos de públicos com os quais as organizações querem se relacionar e compreender quais são os objetivos e as perspectivas dessa relação, não deve-se ignorar as expectativas que os públicos nela envolvidos possam ter a respeito delas.
Por isso é fundamental identificar os públicos, conhecê-los, para que, ao lidar com eles, as organizações sejam bem-sucedidas nesse relacionamento.
Você concorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário