terça-feira, 1 de março de 2011

Vamos abordar algumas tipologias de eventos?

Sabe aquela dúvida que incide quanto às particularidades dos tipos de reuniões e como diferenciá-las?
Pois vamos falar em espaços, explanar situações para exemplificar as tipologias de eventos. 
Começo já perguntando: onde os deputados se reúnem para defender os interesses do povo, o que lhe vem na cabeça? Sim, podemos citar as assembleias legislativas, onde acontecem reuniões com representantes de grupos para debaterem assuntos de importância de seus representados.
E se eu me referir a um tipo de reunião que contenha um discurso público  dominado por um conferencista, um especialista conhecedor do assunto e direcionada para um grupo de pessoas com o mesmo interesse? Matou a charada? Exatamente, estamos falando de uma Conferência. É o tipo de reunião que exige uma apresentação com tempo estipulado e limitado, em logo após, os participantes fazem perguntas relacionadas ao exposto. Neste caso, a participação de um mediador pode ser facultativa, desde que haja um comprometimento com o tempo disponibilizado. Atividades onde os expositores debatem assuntos dos mais diferentes tipos e dentro de normas pré-estabelecidas, onde pessoas reunidas interagem, podem chamar de Simpósio.
Solenidade: normalmente é um evento que consegue concentrar muitas pessoas. Não raro, destina-se a homenagens que prevêem a entrega de prêmios, de placas comemorativas, prática de discursos, etc.

E o Congresso? Esta reunião de grande porte destinada a grupos profissionais acontece com certa periodicidade e pode ser de abrangência regional, nacional ou internacional.
Uma exposição como o próprio nome já diz, trata-se de expor algo ou alguma coisa, dependendo do ramo empresarial.
Já o evento Feira, pressupõe um universo de pessoas visitando vários estandes e passeando por um enorme salão. E esta proposta de reunir pessoas, tem como objetivo canalizar a comercialização entre vários atores do comércio, como: fabricantes, fornecedores, clientes, entidades de fomento, enfim, tem um motivo expositor, visando lucro futuro.


Algumas empresas gostam de promover uma Convenção, sugerindo uma integração dos participantes de um mesmo ramo de atividade exatamente para que haja um incentivo, um estímulo coletivo. É nessa ocasião que se transmite aos participantes otimismos para as ações futuras.
Sobre as reuniões de trabalho em empresas privadas tem como finalidade maior, declarar metas, programas, promoções e etc.
Logo, cada tipo de reunião dependendo do seu público pode ser mais formal ou informal, por exemplo: uma reunião entre empresários e fornecedores, exige um ambiente mais requintado e formal, e quando falamos de uma reunião rotineira da empresa com seus colaboradores, utiliza-se um ambiente mais simples e informal. Entretanto, há reuniões de negócios com características próprias, como: café da manhã, brunch, almoço.
Quanto as definições de coffee-break, coquetel, café da manhã, temos:
Coffee-break: é conhecido como a famosa "paradinha para o café", ocorrendo em reuniões de altos executivos, cursos, palestras, congressos. Muitas vezes é utilizada uma sala de apoio para servir o coffee-break, que dura em torno de quinze minutos, ocorrendo ocasionalmente entre às 10:00 e às 15:00 horas. São servidos dois tipos de biscoito, pão doce, um tipo de salgado, suco de laranja, chá, café, leite, mel, geléias e manteiga.
Breakfast: é o desjejum ou café da manhã forte, normalmente informal e sadio. Envolve alimentos ricos em proteínas, cereais e vitaminas e pode ser realizado das 6:00 às 10:00 horas.
Coquetel: é um tipo de reunião social prática e rápida, em que as pessoas ficam em pé, circulando por entre vários grupos, o que estimula a comunicação entre as pessoas. Realizado por inúmeros motivos (homenagear alguém, inaugurações, comemorações, etc), permite reunir um número maior de pessoas, durante um determinado período, geralmente das 19:00 às 21:00 horas, sem dar muito trabalho aos anfitriões.

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